Home / Política / Investimentos do governo nos municípios garantem mais dignidade para a população, dizem prefeitos

Investimentos do governo nos municípios garantem mais dignidade para a população, dizem prefeitos

Gestores destacam atuação de José Eliton: “É muito participativo e nos dá suporte na solução de problemas”

O prefeito de Alexânia, Allysson Silva Lima

Prefeitos de todas as regiões goianas priorizam recursos do Plano de Investimentos do governo de Goiás para a área de infraestrutura. Maioria dos gestores afirma que aplicará os valores em recapeamento de vias urbanas e pavimentação asfáltica, entre outros. Aspectos de saúde pública, dignidade e mobilidade são considerados pelos representantes no atendimento às demandas da população. As discussões são levadas ao vice-governador José Eliton, que mantém reuniões com os representantes desde o começo de março.

As audiências são acompanhadas, ainda, pelos secretários de Articulação Política, Sérgio Cardoso, e de Governo, Tayrone Di Martino. Após a decisão de onde os recursos serão aplicados, prefeitos são orientados por equipe técnica responsável que explica o passo a passo do convênio. Entre as obrigações estão a contrapartida de 1% do valor do repasse do tesouro Estadual e ainda a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos municípios atendidos, que integra as metas do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI).

A celebração de convênios com as prefeituras, que resultará em obras importantes nos municípios, faz parte do programa de investimentos Goiás na Frente, lançado recentemente pelo governador Marconi Perillo. Em Amorinópolis, os recursos serão investidos em recapeamento asfáltico. “Somos muito gratos ao Governo de Goiás por ajudar os municípios neste momento que o Brasil atravessa”, afirmou o prefeito Silvio Isac.

O prefeito de Alexânia, Allysson Silva Lima, também elogiou a iniciativa do Estado. “Os recursos mostram que Marconi e José Eliton fizeram um planejamento eficaz para os municípios”, avalia. Nesta localidade, os recursos serão aplicados em pavimentação e recapeamento de asfalto. O prefeito de Heitoraí, Lúcio Pires dos Santos, destacou o caráter municipalista do Governo do Estado. “Marconi e José Eliton demonstram que estão interessados em atender as demandas do interior”, disse. Em Buriti Alegre, a verba será usada em asfalto. “Vamos conseguir atender praticamente todos os bairros”, declara.

Assim como a maioria dos gestores, em Caiapônia o prefeito Caio Lima afirma que os valores serão empregados em recapeamento asfáltico. Também serão investidos na reforma do estádio municipal e na aquisição de maquinário para a realização de tapa-buraco, que vai baratear os custos de restauração das vias urbanas. O representante diz que, em nome da população de Caiapônia, agradece à ajuda do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton. “Nossa arrecadação caiu muito nos últimos anos, e essa ajuda é muito importante para que possamos realizar o sonho de muitos moradores de terem suas ruas asfaltadas, entre outros investimentos”, relata.

Marcos da Farmácia, prefeito de Castelândia, afirma que o repasse é muito importante para o desenvolvimento do município e também para elevar a qualidade de vida da população. Os valores serão utilizados para asfaltamento e recapeamento. “Por meio desse convênio teremos nossa cidade 100% asfaltada, o que vai auxiliar, ainda, na saúde pública, com a diminuição da poeira”, relata. E fala da reunião com José Eliton: “é um vice-governador muito participativo que nos dá suporte na solução de problemas em nossos municípios”, conclui.

O gestor de Panamá, José Willian, fará investimentos em três frentes consideradas importantes para a população. A primeira na construção de um reservatório, necessário para a garantia de abastecimento de água tratada, uma vez que o fornecimento é feito por empresa do município. Os valores serão utilizados, ainda, na reforma de um clube local, “fonte de lazer do povo de Panamá”; e para o recapeamento de vias urbanas. “Tudo revertido em melhorias para os nossos moradores”, relata o prefeito.

Para o prefeito de Nova Aurora, Vilmar Carajá, “as audiências com o vice-governador são importantes, uma vez que esse auxílio ajuda no momento em que passam por dificuldades”, diz ao relatar, ainda, que os recursos serão empregados no recapeamento de vias urbanas e construção de asfalto novo. Com isso, espera que 100% da cidade seja asfaltada. “Estamos correndo atrás de toda a documentação para que o convênio seja firmado o mais rápido possível”, conclui.

A prefeita de Americano do Brasil, Maria Sueli Queiroz, destacou o que chamou de “esforço municipalista” do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton, ao viabilizar importantes obras para os municípios goianos. “Essa verba será de grande valor para atender em Americano do Brasil a maior demanda da população que é a geração de empregos”, disse ela, anunciando que os investimentos no município serão destinados à construção de um mini polo-industrial. “Queremos abrigar empresas montadoras de brinquedos e de confecções que estão se instalando no município para gerarmos em torno de 400 empregos diretos”, afirmou.

Na cidade de Baliza, os cerca de 4 mil habitantes vão ter elevada a qualidade de vida ao contar com mais pavimentação asfáltica e recapeamento de vias em toda a cidade, localizada no Vale do Araguaia. Segundo a prefeita Fernanda Nolasco, que também foi recebida por Eliton, os recursos chegam em uma hora em que a população quer ver um diferencial em sua gestão. “Com certeza esses recursos serão bem aplicados na pavimentação do Setor Floresta e no recapeamento de toda a malha asfáltica da cidade”, afirmou. Fernanda agradeceu o governo, lembrando que “Marconi Perillo e José Eliton não têm medido esforços para ajudar os municípios, finaliza”.

 

Em Firminópolis, os recursos do tesouro estadual, dentro do plano de investimentos coordenado pelo vice-governador José Eliton, serão utilizados para recapear a malha viária da cidade. De acordo com o prefeito Jorge José Souza, a parceria entre o governo do estado e os municípios “é importantíssima”. Segundo afirmou, “o vice-governador tem se mostrado municipalista e dotado de sensibilidade” para entender as dificuldades dos municípios.

Os prefeitos de Ivolândia, Fábio Guimarães e de Aparecida do Rio Doce, Francisca Abadia também foram recebidos pelo vice-governador José Eliton nesta quinta-feira. Assim como os demais, decidiram onde os recursos serão empregados e receberam orientações técnicas a respeito do processo de celebração de convênio com o governo de Goiás.

Sobre Angela Moureira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Planejamento garante segurança preventiva e ostensiva durante Pecuária

Integram as ações homens do Bope, Batalhão de Eventos e Rotam.“É um ...