Home / A Semana / Colaboração Brasil-Espanha se traduz em oportunidade de crescimento, diz Temer

Colaboração Brasil-Espanha se traduz em oportunidade de crescimento, diz Temer

Em artigo publicado no jornal El País, presidente da República destaca a ampliação dos investimentos e a relação bilateral entre os dois países

 

Foto: Reprodução

 

Às vésperas da visita do presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, ao Brasil, o presidente Michel Temer ressaltou, em artigo publicado no jornal El País,  que a colaboração entre os países “se traduz em crescimento, em empregos e em bem-estar”. A visita tem início na segunda-feira (24), em Brasília.

Fazendo menção à grande presença de investidores espanhóis no País, atraídos desde a estabilidade econômica alcançada pelo Brasil na década de 1990, e ao aumento de negócios de empresas brasileiras na Espanha, Temer apontou que a visita de Rajoy contribuirá para estreitar ainda mais este intercâmbio.

“Este é o momento de renovar essa colaboração. É o que faremos na próxima segunda-feira”, disse o presidente. “O primeiro-ministro Rajoy irá encontrar um Brasil em transformação. Um Brasil que enfrenta seus desafios com seriedade e com energia. Que reencontra o horizonte da justiça e da prosperidade”.

Durante a visita, o governo também realizará encontros com empresários espanhóis que farão parte da comitiva para apresentar oportunidades de investimento no Brasil. Estarão presentes representantes de setores como telecomunicações, energia, transporte, tecnologia e finanças, dentre outros. “Será o momento de apresentar, aos nossos colaboradores espanhóis, o rumo que estamos dando ao Brasil”.

Também serão apresentados aos espanhóis os primeiros resultados já alcançados pela agenda de reformas do governo, como a diminuição dos índices de inflação, o estabelecimento da tendência consistente de queda da taxa de juros, sinais de recuperação da produção industrial e crescimento das exportações. Além disso, pontuou o presidente, as previsões para 2017 são de crescimento da economia brasileira.

“A confiança voltou. Queremos, como em outras ocasiões, que a Espanha se una ao Brasil nesse momento de recuperação e aproveite as muitas oportunidades que se apresentam”, escreveu o presidente.

Parceria comerciais e de desenvolvimento

Temer destacou ainda a “multiplicação” das oportunidades comerciais entre os dois países como indicador da recuperação da economia brasileira. Exemplificou que em 2017 o intercâmbio aumentou este ano 23% em relação ao mesmo período de 2016. E ressaltou que, com o apoio do governo espanhol, a finalização do acordo Mercosul – União Europeia poderá contribuir ainda mais nessa direção. “O papel da Espanha para o progresso das negociações bi-regionais foi fundamental”, destacou.

No campo da colaboração em ciência, tecnologia e inovação, Temer anunciou que durante a visita do primeiro-ministro, agências de fomento à pesquisa brasileiras e espanholas assinarão novos acordos de cooperação. Citou também a parceria no projeto de cabo submarino de fibra ótica, que unirá o Brasil e a Espanha, possibilitando conexões à internet muito mais rápidas e baratas.

Fonte: Portal Planalto

Sobre Angela Moureira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Polícia Civil e Defensoria Pública lançam programa de proteção à mulher

Defesa em Dobro: parceria estabelece ações de orientação e proteção para vítimas ...